Os tecidos para carros são uma parte importante no que se refere à estética e conforto do interior de veículos, além disso, forros e revestimentos em bom estado podem ser um diferencial no momento da revenda.

As tecnologias aplicadas na produção de tecidos permite que haja uma gama de opções disponíveis no mercado.

Conhecer as características gerais de cada material permite realizar uma escolha correta valorizando ainda mais o seu automóvel.

Conhecendo as opções em tecidos para automóveis

  • Couro:

Tecido considerado nobre, durante muito tempo foi associados aos modelos de carros voltados para o segmento de alto padrão. Embora hoje em dia possa ser encontrado em modelos mais populares, ainda remete a elegância e sofisticação.

Resistente e confortável. Conquista adeptos no mundo inteiro, sendo um dos tecidos mais procurados para a reforma de interior de automóveis.

Vale lembrar, no entanto, que é um tecido com alto custo e que exige cuidados na manutenção, como a hidratação periódica, conservando as suas características e evitando rachaduras.

  • Courvin:

O courvin pode ser considerado a versão sintética do couro, sendo conhecido também como vinil, dependendo da região do país.

Hoje em dia a evolução nas técnicas de produção desse tipo de tecido permite chegar a resultados que podem superar o couro natural, conquistando cada vez mais espaço na indústria automotiva.

Resistente, confortável e com bom apelo estético, é uma ótima opção para aqueles que buscam uma alternativa de menor custo ao couro natural.

  • Tecido navalhado:

Utilizado durante as décadas de 80 e 90, são tecidos aveludados acoplados a uma espuma de diferentes gramaturas, o que garante melhora o conforto no interior dos veículos, ao mesmo tempo que oferece boa resistência ao atrito.

Hoje é possível encontrar no mercado, estampas que reproduzem o padrão de carros desse período, sendo uma excelente alternativa para os que necessitam reformar o interior do seu automóvel sem abrir mão das características originais.

  • Teares:

Utilizado atualmente pela indústria de automotiva, apresenta um ótimo custo benefício, suportando as mais diferentes estamparias, estando presente em veículos de diversas categoriais.

Pode ser encontrado com acoplagem de espuma que aumenta o conforto e resistência em especial nos encostos de banco. Além disso, suas características não são alteradas com as variações de temperatura e é de fácil higienização.

  • Malharia:

Material mais utilizado pelas montadoras atualmente, possuí um fio mais fino em sua confecção, garantindo assim um aspecto mais suave ao toque e esteticamente menos rústico.

Também pode ser encontrado em diferentes cores e estampas, sendo ideal para aplicação em diferentes modelos de automóveis, com conforto e boa resistência.

Vale lembrar que a qualidade da confecção é essencial para a produção de tecidos para automóveis com boa durabilidade e que atendam as expectativas do consumidor, valendo pesquisar e se atentar na hora de realizar a reforma do interior de seu veículo.

Continue nos acompanhando para saber mais!

Dúvidas ou sugestões? Comente!

Até a próxima!