A utilização do couro em diferentes aplicações pela humanidade remete a tempos antigos, principalmente na confecção de roupas e outros acessórios. Com o tempo, o surgimento de novos objetos e técnicas, fez com que o seu uso fosse cada vez mais diversificado.

Na indústria automotiva esse material, utilizado no revestimento do interior de veículos, sempre esteve associado aos modelos de luxo, imprimindo um ar de elegância e sofisticação, além de apresentar grande durabilidade e conforto aos motoristas e passageiros.

Seu alto custo e impactos ambientais na produção, no entanto, impulsionaram a elaboração de novos materiais e técnicas, que procuram manter as suas características, como o couro sintético e o couro ecológico.

Conhecendo os diferentes tipos couro para automóveis!

Abaixo apresentamos as principais características dos três tipos de couros existentes:

  • Couro Natural:

Como o próprio nome já diz, trata-se de material produzido a partir da pele de animais diversos, principalmente dos bovinos.

Após a extração da pele a mesma passa por um processo químico, que deixa o material maleável e pronto para aplicação de tinturas e posterior uso.

A durabilidade e conforto são os grandes diferenciais, além disso, é impermeável e tem baixa impregnação a odores, o que torna a sua higienização fácil e rápida de realizar.

Os custos para o consumidor final e o impacto ambiental em sua produção têm feito a busca pelo couro sintético superar as buscas pelo couro natural.

  • Couro Ecológico:

Esse tipo de material conquista cada vez mais espaço nos diferentes segmentos do ramo de confecção.

Ao contrário do que o nome possa indicar, esse material também é produzido a partir do abate de animais. A diferença existente para o couro comum se encontra no processo químico da produção.

Embora também necessite de um extenso tratamento químico, não são utilizados metais pesados, procurando assim alternativas que não agridem o meio ambiente.

O resultado final é exatamente o mesmo do couro comum, mantendo assim as características que tanto agradam os consumidores, mesmo com um custo maior.

  • Couro Sintético:

É inegável que a produção de tecidos e fios sintéticos revolucionou a indústria têxtil, aprimorando ou imitando características que antes só poderiam ser obtidas através de produtos naturais.

O couro sintético por muito tempo foi considerado um material inferior, no entanto os avanços da tecnologia em sua produção impactaram em sua qualidade, tornando-o uma opção amplamente utilizada em revestimento para automóveis.

Sua fabricação pode ocorrer a partir de diferentes materiais, um dos principais é o PVC, contudo pode conter poliuretano (PU), poliéster e até mesmo o nylon.
Além disso, seu baixo custo de produção torna um produto amplamente acessível para as mais diferentes aplicações.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre os revestimentos para automóveis!

Dúvidas ou sugestões? Comente!

Até a próxima!