isolamento-acustico-2

A exposição a barulhos pode acarretar em graves problemas de saúde que prejudicam não apenas a audição, mas também afetam o sistema cardiorrespiratório e até mesmo nossa saúde mental, sendo importante a adoção de medidas preventivas que amenizem nossa exposição aos ruídos.

Nos veículos, as instalações de mantas protetoras que produzem isolamento acústico contribuem para fornecer um maior conforto ao volante ao motorista e permitem que seu foco e concentração estejam inteiramente voltados ao que ocorre na via, uma vez que o excesso de ruído pode ser prejudicial a esse fim.

Os tecidos automotivos e o isolamento acústico

Os tecidos automotivos são marcados pela sua versatilidade de usos, como no revestimento de estofamentos, aplicações no forro e também na parte interna de portas como forma de produzir maior conforto acústico ao condutor.

Vale lembrar que os carros e outros automotores são produzidos a partir de metal, que com a vibração causada pelo movimento dos mesmos produziriam um excesso de ruído que ao longo de tempo poderia ocasionar problemas de saúde além de tornar o hábito de dirigir desconfortável e com maior propensão a ocorrência de acidentes.

Da mesma forma o barulho provocado pelo motor em funcionamento também poderia ultrapassar os volumes aceitáveis ao nosso bem estar, sendo esse outro local onde existe a necessidade de aplicação dos isolantes.

Entre os tecidos automotivos aplicados com esse objetivo é possível o uso de feltro betumado, embora a opção mais comum seja uma manta produzida a partir da dublagem do feltro com alumínio, que também contribuem para o isolamento térmico no interior do veículo.

A instalação da manta de feltro com alumínio nas portas e é realizada entre a mesma e o revestimento aplicado na parte interna, no mercado existem opções que permitem aplicação de fácil manuseio e com adesivação a base de calor.

Quando estamos conduzindo um veículo é fundamental que possamos contar com as condições adequadas para o exercício da atividade de forma correta e segura, sendo que a não atenção a esses fatores pode levar a ocorrência de acidentes graves.

Ainda no caso do excesso de ruídos é inegável que o mesmo possui a capacidade de afetar nosso bem estar e estado de saúde, sendo que quando da percepção do aumento do volume dos barulhos sentidos no interior do veículo quando em movimento pode ser um indício da necessidade de verificar os estados dos isolantes realizando a troca quando necessário.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre os tecidos e revestimentos automotivos!

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.