Os bancos são um importante acessório em automóveis, garantindo não apenas o conforto a motoristas e passageiros, mas também exercendo influencia sobre a saúde de suas costas e colunas e até impactando na segurança em casos de acidente.
Com o tempo de uso, além do desgaste visível nos revestimentos como descoloração, manchas e até mesmo furos e rasgos, a espuma injetada, que é a responsável por fornecer à forma e as características ligadas à mesma, também vem a perder seu potencial original, necessitando assim a realização de troca das peças.
Conhecendo a espuma injetada
Já há algum tempo as espumas cumprem um importante papel na nossa cadeia produtiva. Funcionam como matéria prima principal, ou mesmo como coadjuvantes na fabricação de produtos que abastecem diversos segmentos.
Hoje as principais formas de encontrar o material são nas versões laminadas e injetadas e que se diferenciam pela forma como são produzidas, mas, em ambas as versões a qualidade e características são mantidas, desde que produzidas com os mesmos componentes.
Isso porque a espuma é um material sintético, logo a forma e a composição utilizada em sua produção vão influenciar diretamente nos resultados alcançados, sendo o principal motivo por encontrarmos no mercado tanto materiais de baixa qualidade quanto de alta qualidade.
As injetadas recebem esse nome porque em sua produção são utilizados moldes que são preenchidos com o composto que formará a espuma pelo processo de injeção. Ao final, quando o molde é aberto o material se encontra na forma do mesmo, sem que haja a necessidade de cortes ou ajustes para que mantenha o formato requerido.
O uso de espumas na fabricação de bancos automotivos
Um dos principais usos desse processo está na fabricação de bancos automotivos, sejam nos originais de fábricas ou mesmo aqueles vendidos em tapeceiros e lojas de acessórios de carros.
Além da facilidade da técnica para a produção em massa de objetos com os mesmos formatos, tamanhos e características, é possível formatar os moldes para que o resultado final alcance níveis de conforto e de preocupação com a ergonomia que a utilização de espumas laminadas não permitiria.
Dessa forma é alcançado um padrão de qualidade que satisfaz o exigente mercado consumidor, que mais do que simples produtos, procura soluções eficientes e que realmente resolvam suas necessidades e problemas.
Outra vantagem da técnica é a possibilidade de reproduzir modelos de bancos que reproduzem o original de fábrica, o que abrange um amplo público que ainda possuí modelos clássicos de carros populares que no passado foram sucesso e evita a queda de valores de revenda.
A relação de paixão do brasileiro por automóveis é bastante conhecida. É notória a preocupação dos diferentes ramos dessa indústria em desenvolverem e ofertarem produtos de alta qualidade, buscando atingir um público ávido por peças e componentes.
Ficou com dúvidas ou possuí alguma sugestão? Envie nos comentários!
Até a próxima!