courvin-automotivo-vinil-automotivo-2

O couro é um dos materiais preferidos para os revestimentos automotivos sendo que durante décadas foi um material associado aos modelos voltados ao segmento de luxo, mas que hoje podem ser encontrados com facilidade em modelos de automóveis mais populares.

Um dos grandes motivos para essa mudança foi o surgimento da versão sintética do material que necessita de um custo menor para sua produção e, além disso, nos dias atuais possui alta qualidade em suas diferentes versões como o courvin automotivo e o vinil automotivo.

Uma das características inerentes ao couro, mesmo em suas versões sintéticas, é sua alta durabilidade sendo um dos materiais mais resistentes utilizados pelo homem, desde que alguns cuidados com sua limpeza e hidratação sejam colocados em prática.

Cuidando da limpeza e hidratação do revestimento de couro/courvin do seu automóvel

Vale lembrar que embora possuam características parecidas o courvin automotivo, vinil automotivo e o couro natural são materiais diferentes, por isso é comum que possuam reações que se difiram diante de determinadas situações.

No entanto, quaisquer uns dos materiais estão expostos ao acúmulo de sujeira ocasionado pela poluição, secreções corporais, gordura, etc, que entopem seus poros e comprometem a respiração dos tecidos, além de contribuir para que os mesmos desbotem e ressequem.

Para combater esses danos e aumentar a durabilidade do material aplicado em seu veículo é fundamental que realizar corretamente a limpeza e hidratação do seu couro natural, courvin ou vinil.

Para isso hoje existem no mercado diversos produtos voltadas à limpeza e o condicionamento de couros, o que permite uma aplicação facilitada e rápida com resultados de alta qualidade, sendo necessário para realização do procedimento apenas: produtos para limpeza e condicionamento do couro, escovas com cerdas macias, esponja e pano.

O primeiro passo é preparar a área para a limpeza deixando os locais onde serão aplicadas o produto livres de poeiras, seja utilizando um aspirador ou mesmo com um pano seco.

Após isso é fundamental começar pela lavagem do couro, por isso aplique o produto na área desejada e com a escova de cerdas macias faça movimentos circulares com baixa pressão para não danificar seu revestimento.

Os movimentos circulares ajudam a fazer com que a sujeira que estava entranhada no material “suba”, permitindo assim uma lavagem com maior profundidade, por isso evite os movimentos de vai-e-vem e caso note que a aplicação está desgastando o tecido interrompa a mesma, e após a finalização passe um pano seco para retirar completamente os resíduos.

Mas para esses materiais realizar apenas a lavagem não é suficiente sendo necessário o condicionamento que mantém o tecido maleável e evitar assim o surgimento das temíveis rachaduras que tanto atormentam os donos de revestimentos automotivos de couro.

Para realizar o condicionamento, basta aplicar o produto adequado a esse fim em uma espuma e massagear o couro com movimentos circulares realizando pouca pressão e tomando cuidado com as divisas e cantos.

Após a aplicação aguarde de 5 a 10 minutos enquanto o produto age no couro e retire o excesso de produto com uma flanela.

Seguindo esses passos e realizando a lavagem e hidratação do seu revestimento automotivo de couro com periodicidade irá garantir que o interior do seu automóvel esteja sempre saudável e limpo, além de livre de rachaduras e desbotado.

Continue nos acompanhando para mais dicas como essa!

Ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br

2 thoughts on “Como limpar e hidratar o couro do carro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.