Curiosidades sobre o couro para automóveis

O couro há muito tempo é uma das opções de revestimento automotivo preferido dos consumidores e em períodos anteriores seu uso sempre esteve relacionado à beleza e sofisticação, sendo amplamente utilizado pelas montadoras em seus modelos de luxo e top de linha.

Esse fascínio pelo uso do material persiste até hoje, ao ponto de seu uso ter se expandido, dados apontam que o setor automotivo deve consumir quase 20% de todo couro produzido no mundo, sendo possível encontrá-lo em automóveis de modelo intermediário.

São diversos os motivos que levam o material a ser tão requisitado. Além da beleza, o mesmo ainda é capaz de fornecer um índice de conforto e resistência que dificilmente são batidos por outros revestimentos automotivos. Mas o couro é mais que isso.

Abaixo separamos para você algumas curiosidades sobre o couro, confira!

Curiosidades sobre o uso do couro como revestimento para automóveis:

  • Quanto material é utilizado em cada caso:

São preciso 6 peças de couro para produzir revestimentos para um carro médio, 10 para um modelo de luxo e 16 para aqueles que se encaixam na linha premium das montadoras.

  • Produção cada vez mais voltada para os revestimentos automotivos:

Que o couro há tempos é um dos materiais preferidos dos donos carros é um dado conhecido, contudo o aumento de seu consumo para esse fim nos últimos anos fica notório quando analisamos que em 2009 apenas 8% da produção de couro era destinado ao setor automotivo, em 2014 esse índice foi para 14% e até 2020 estima-se que chegará a 22%.

  • A China e o Couro:

A china é um gigante mundial e embora nos últimos anos seu ritmo alucinante de crescimento tenha sofrido uma desaceleração, ainda é um mercado com altíssimo potencial.

Hoje em dia quase metades dos carros produzidos por montadoras chinesas saem de fábrica com bancos revestidos em couro, incluso aqueles menos luxuosos.

  • O Brasil e o Couro:

O Brasil produz uma boa quantidade do material anualmente, aproximadamente 35 milhões de peles por ano, contudo, 75% dessa produção é exportada para outros mercados, sendo que  entre essas 15,7% são destinadas as montadoras.

No mundo dos revestimentos para automóveis, o couro se destaca por suas características e conquista, cada vez mais, a preferência dos consumidores, valendo a pena conhecer mais sobre o material e assim se embasar de argumentos sobre as qualidades e defeitos do mesmo.

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!

Até aproxima!

Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.