Quem possui uma tapeçaria automotiva sabe que não basta ser especialista em revestimentos automotivos. É preciso gerir seu negócio.
As atividades de gestão são tão ou mais importantes que aquelas relacionadas ao atendimento ao cliente.

Afinal, são elas que irão permitir que seu negócio funcione a todo vapor e que seja capaz de trazer resultados esperados.

Entre essas atividades estão aquelas ligadas à logística e ao controle de estoque.

A importância da logística e do controle de estoque na tapeçaria automotiva

Um tapeceiro, para realizar o seu serviço, precisa contar com materiais diversos, como o revestimento automotivo.

Daí vem a importância tanto da logística quanto do controle de estoque.

Se um cliente chega em sua oficina e você informa que, para atender à necessidade dele será necessária uma espera de x dias, qual você imagina ser a reação dele?

Claro, aqueles que conhecem seu trabalho e já possuem uma relação de confiança podem até aceitar e esperar.

Mas os novos que estão pela primeira vez em sua tapeçaria automotiva, possivelmente, irão agradecer e procurar outro local.

Assim, manter o controle do estoque de forma a garantir sua capacidade de atendimento é fundamental para não perder serviços.

Não significa, contudo, que você deve comprar quantidades altas de materiais e armazená-los em sua oficina.

Dessa forma apenas fará com que você tenha um custo maior de estoque, ou seja, grandes chances de desperdício de materiais e comprometimento de seu espaço.

É preciso realizar um controle adequado, levando em conta dados e históricos de sua oficina.

A quantidade de entrada de materiais deve ser adequada a seu nível de saída.

E, para casos os quais surjam serviços que utilizam materiais diferenciados, é importante ter fornecedores com boa capacidade logística, além de qualidade de produtos.

Para um bom controle de estoque, a utilização de softwares para esses é de grande ajuda.

Assim você conseguirá controlar o que entra, o que sai, quais os produtos que têm mais demanda de pedidos e que devem ser renovados constantemente, bem como os que têm pouca saída e não precisam de renovação sem pedido, dentre outras questões.

Além disso, é interessante criar códigos de cada produto de modo a padronizar e, assim, facilitar a contagem, localização e organizar em seu estoque.

Essas atitudes ajudam na redução de custos de sua tapeçaria automotiva além de otimizar o atendimento e o tempo no estoque para separação de pedidos e envios.

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Até a próxima!