feltro-betumado-e-feltro-sem-betume-1

A fabricação do feltro remete a tempos antigos, tendo a sua origem na Ásia, especialmente na região da Mongólia e Turquia, aproximadamente em 6.000 a.C, embora alguns pesquisadores indiquem que mesmo antes desse período o material já era produzido.

Embora comumente seja chamado de tecido, ele faz parte do grupo dos não tecidos (TNT), uma vez que a calandra utilizada em sua composição não tece, mas sim se une devido a compactação.

Hoje a sua utilização cumpre os mais variados fins, estando presente na composição e produção de diversos produtos que se valem de suas características, como a boa modelagem, retenção de calor e a depender da utilização bom isolamento acústico, em especial na versão betumada.

Compreendendo as diferenças entre feltro betumado e feltro sem betume

Na indústria automotiva o feltro costuma ser utilizado como revestimento interno dos componentes com o objetivo de fornecer isolamento térmico ou mesmo acústico.

Sua aplicação visível pode ser encontrada em alguns porta-malas, embora nunca em sua versão crua, uma vez que nesse estado seu aspecto estético não possui apelo visual, sendo necessário então que seja realizado o tingimento na cor escolhida.

Escolher qual tipo de feltro será aplicado irá depender do resultado que se pretende alcançar.

O feltro betumado possui melhor isolamento térmico e acústico, sendo ideal para o forramento de capôs, mas também vão bem às demais partes do automóvel. Mais grosso, e com uma camada de aplicação de betume, o material utilizado na impermeabilização asfáltica, cumpre os seus objetivos com excelência.

Já o feltro sem betume se trata do feltro tradicional, que também possui as propriedades isolantes, no entanto por ser mais fino, pode exigir mais camadas de aplicação para obter o resultado esperado.

Sem contar com aplicação de betume, a utilização no capo não é recomendada, não apenas pela entrega de um resultado inferior em uma composição que necessita ter um bom isolamento acústico para maior conforto dos motoristas, mas também por dessa forma estar mais exposto aos desgastes enfrentados por intempéries.

Nos dias de hoje é comum que os motoristas passem longas horas no transito em seus automóveis, especialmente nas grandes cidades, sendo que o conforto na hora de conduzir qualquer veículo é essencial para o bem estar e qualidade de vida.

Por isso a busca por materiais que venham a apresentar soluções nesse sentido deve ser constante, assim como deve ser a atenção ao estado dos componentes, tomando os cuidados necessários a sua conservação e a realizando da troca quando necessários.

Os feltros são materiais de antigo uso pela humanidade, mas até hoje demonstram uma grande variedade e quantidades de aplicação, sendo um dos não tecidos mais populares e de fácil acesso, atendendo diferentes segmentos da indústria como no caso da automobilística.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre os revestimentos automotivos.

Ficou com dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.