Hoje em dia conquistar o consumidor é uma tarefa que exige cada vez mais dedicação das empresas e prestadores de serviço, uma vez que esse público é cada vez mais exigente, bem informado e conta com diversas ferramentas para pesquisar, avaliar e entender sobre um determinado negócio.
As mudanças nesse sentido afetam inclusive a forma como o vendedor deve se relacionar com o seu cliente, saindo de vez daquela figura chata insistente que mais se preocupa em mostrar todos os seus argumentos de venda para vencer o cliente pelo cansaço e dando o lugar ao vendedor que escuta e soluciona as necessidades dos clientes.
Para os tapeceiros essa realidade não é diferente, por isso é importante buscar o aprimoramento constante das técnicas de venda bem como buscar meios para criar e aproveitar as oportunidades de forma a conquistar os seus clientes e, por consequência, resultados sólidos.
Como vender serviços de revestimento com tecidos automotivos?
Embora os tecidos automotivos e demais componentes como a espuma injetada sejam itens necessários para rodagem dos veículos, a realidade é estes itens não estão dentre os produtos de troca urgentes para grande parte dos seus clientes.
Isso não quer dizer que as oportunidades são fechadas ou restritas, muito pelo contrário, embora os tecidos e demais componentes muitas vezes sejam colocados em segundo plano, o Brasil conta com uma frota de automóveis gigantesca, sendo que cada um desses é um cliente em potencial.
Não pense que esse fato (de determinados itens serem colocados em segundo plano) é uma desvantagem para o seu negócio, muito pelo contrário! É uma oportunidade! Todo prestador de serviços precisa de argumentação. O seu cliente provavelmente não sabe que precisa trocar o revestimento, cabe a você, tapeceiro, deixar claro para ele as vantagens LUCRATIVAS que ele terá.
Qual o grande segredo então?
Basta seguir algumas estratégias simples dobrar ou triplicar o potencial de venda de um único serviço. Confira:
Entenda do seu produto:
Em primeiro lugar é fundamental que você saiba absolutamente tudo sobre o seu produto para assim estar preparado para responder qualquer dúvidas que possam surgir no momento da venda. Desse modo você gera confiança e mostra que a sua empresa tem autoridade no assunto tapeçaria automotiva.
Caso surja alguma dúvida que você não saiba a resposta, NÃO minta jamais! Diga que buscará se informar sobre o questionamento prometa e cumpra um retorno com a resposta.
Crie necessidade:
Como foi dito acima, o ramo de tapeçaria automotiva não está entre as primeiras necessidades da maioria dos seus clientes. Por isso é importante entender as expectativas do seu público alvo e em cima destas criar uma necessidade nos seus clientes e oferecer como solução os seus serviços.
Mas atenção: não se trata de mentir sobre informações ou estado de revestimento de um cliente. A historia de trocar a “rebimboca da parafuseta” não cola mais! Isso só irá fazer com que o seu nome seja queimado no mercado, portanto aponte os pontos positivos que seu o serviço irá resultar.
Ex: Um potencial cliente chega à sua loja para uma avaliação de um carro com certo tempo de uso. Pergunte o ano do carro, se ele pretende vender o mesmo e argumente que a aplicação de um revestimento novo pode contribuir para elevar o preço desse carro. Esse é um caminho simples que você pode seguir!
Aproveite as oportunidades e datas especiais:
Agora estamos chegando perto das festas e do período de férias escolares onde muitas pessoas fazem revisões em seus veículos para pegar a estrada com tranquilidade.
Que tal fechar uma parceria com uma oficina mecânica para fornecer os seus serviços de tapeceiro para quem efetuar a revisão ou iniciar uma campanha nas redes sociais nesse sentido? Esta é uma ótima oportunidade de baixo custo!
As datas comemorativas possuem um apelo emocional muito forte junto ao público consumidor, portanto vale a pena ser explorar este período para obter mais faturamento.
Lembre-se que aprimorar as suas técnicas e meios de venda é uma constante, sendo sempre necessário se manter atualizado com aquilo que vem produzindo resultados para alavancar o seu negócio.
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!