Até certo tempo atrás, nós comprávamos carros e não tínhamos muitas preocupações com os materiais que o incorporavam, existia apenas uma troca de materiais em suas manutenções por réplicas do mesmo tipo.

Com a alta demanda da indústria, desenvolvimento de outras tecnologias, começamos a ver o aparecimento de diversos tipos de produtos para o mesmo fim, tendo que se estudar qual seria a melhor escolha, tanto quando se visava aplicação quanto custo benefício.

Um dos destaques na indústria automotiva, mais especificamente quando se trata de estética, foi o aparecimento de vários tipos de couros para o estofado e acabamento dos carros, deixando os consumidores um pouco perdidos em relação à qual material deveriam comprar e utilizar em seus veículos.

Hoje temos diversas opções de couros, porém os que mais se destacam são o couro legítimo, o tecido sintético PU e o ecológico.

Couro

O couro é um material natural que se diferencia de qualquer réplica feita de fibra sintética, trazendo toda sua imponência, elegância e fineza nos acabamentos que são sempre bem feitos e únicos.

Se você está buscando adquirir algum material feito do couro, o primeiro ponto que você vai observar é a etiqueta, se você encontrar algo como “couro ecológico” ou “PU”, o material que você tem em suas mãos com certeza não será couro.

Os materiais de couro raramente são baratos, então fique atento, se material estiver com um custo muito abaixo do valor de mercado, desconfie, materiais feitos de couro costumam ter preços fixos e tabelados, então tome cuidado.

Tecido sintético (PU)

O tecido conhecido como courvin ou couro sintético é na verdade um produto de um laminado de materiais, sejam tecidos ou não, que são em sua grande maioria derivados do petróleo.

Existem diversos tipos de laminados que originam o sintético, porém o maior conhecido no mercado da moda e automotivo é o PU, composto por coberturas de poliuretano, e essa combinação com poliuretano é tão bem-feita e já foi tão desenvolvida que se passa facilmente por couro legítimo.

O tecido sintético diferentemente do couro legitimo tem diversas variações, fazendo com que seja bastante atrativo para o público em geral, trazendo diferentes texturas e cores.

Diferente do couro, que por ser um material natural, o tecido sintético traz a necessidade de uma manutenção em determinados períodos, porém não é nada muito caro ou elaborado, podendo ser feito pelos próprios usuários com produtos encontrados em qualquer loja automotiva por preços muito acessíveis.

E falando em valores, não é só em relação a sua manutenção, o tecido sintético sai disparado em relação aos concorrentes no seu preço e acessibilidade, por ser um produto trabalhado por diversas empresas, o mercado se tornou mais competitivo entregando um produto de maior qualidade e menor preço.

Ecológico

O tecido ecológico é mais uma alternativa para utilização do couro no mercado, já que o couro legítimo é muito poluente ao ambiente em seu processo de fabricação, o couro ecológico vem com a alternativa de um processo de fabricação menos nocivo.

Pelo nome o couro ecológico pode enganar, mas ele não é feito por meio de materiais sintéticos. Ele é feito a partir de couro animal, assim como o couro legítimo, porém são utilizados outros materiais para o tratamento dessa pele, geralmente são utilizados produtos à base vegetal, e ainda há um menor consumo de água, sempre buscando trazer um processo mais limpo e menos impactante para o meio ambiente que é mal tratado por tantos setores industriais.

Mas a pergunta que você deve fazer, couro ecológico é realmente couro? Sim, como você pôde perceber no começo do texto, o couro é todo aquele material feito exclusivamente com pele animal, e isso continua sendo verdade aqui, o que muda mesmo é o processo.

O que faz chegar à conclusão que todo atrativo do couro ecológico é por ser um produto que não agride tanto o meio ambiente como o legítimo, trazendo a mesma experiência que o primeiro exemplo citado aqui, porém com os mesmos problemas em relação ao valor e acessibilidade.

Escolha certa

Mas afinal, qual a melhor escolha para sua realidade?

Muita gente escolheria de cara o couro natural, primeiramente pela história do material no setor automotivo e pelo fato de representar um status ter um material 100% couro legítimo.

Porém, o mercado do courvin, ou couro sintético vem ganhando muita notoriedade, principalmente pela competitividade das empresas por ganhar espaço no mercado, e todos nós sabemos que competição gera aumento da qualidade do material e redução dos custos para o consumidor.

Então, você já sabe o que escolher? Não fique na dúvida, siga essas dicas e leve o melhor para casa.

Até a próxima!