apoio-de-cabeca-tecido-automotivo-2

O apoio de cabeça nos automóveis é um importante item de segurança e foi adotado como forma de prevenir lesões no pescoço e coluna em caso de acidentes, evitando especialmente o efeito “chicote” que provocava graves fraturas em modelos de automóveis mais antigos e que não contavam com o acessório.

Embora a aplicação do apoio seja comum e presente nos lançamentos das montadoras desde as últimas décadas, a partir de 2018 seu uso será obrigatório, inclusive em todos os assentos traseiros, por lei, indo assim de encontro com a tendência global de cobrar maior empenho na segurança dos usuários das fabricantes de veículo.

Entenda a importância do apoio de cabeça

Quem já sofreu uma colisão traseira conhece o impacto que mesmo batidas em baixa velocidade ocasionam aos corpos dentro do veículo, sendo jogado rapidamente para frente e, por conta do uso de segurança, para trás.

Esse movimento é conhecido popularmente como efeito chicote, e caso o banco não esteja ajustado de maneira correta, sem o apoio, ou mesmo com o tecido automotivo gasto em demasia e sem revestimento, pode acarretar em lesões na região das costas, coluna e pescoço.

Dessa forma fica claro que mais do que apenas um acessório componente do interior do veículo, o apoio é um importante item de segurança, podendo ter sua importância equiparada ao cinto de segurança.

Para que ele possa proteger motoristas e passageiros, no entanto, é primordial se atentar a posição do mesmo, a cabeça dos ocupantes deve se apoiar no meio do item, assim como seu estado de conservação, realizando a troca do tecido automotivo ou da totalidade do apoio quando necessário.

Como sabemos o Brasil possui um dos trânsitos mais violentos do mundo , vitimando anualmente milhares de pessoas. Por isso além da atenção redobrada ao dirigir, adotando posturas de direção defensiva e o respeito à legislação é importante sempre verificar os componentes dos veículos relacionados à segurança.

O apoio para cabeça gasto não apenas diminui sensivelmente a proteção como pode ser a causa do agravamento de lesões, uma vez que não contará mais com as suas propriedades anatômicas e suavidade trazida pelas espumas injetadas aos tecidos automotivos.

Além da questão da segurança, que é sua função prioritária, realizar a troca dos elementos do apoio de cabeça do seu veículo contribui também para manter o padrão de conforto original, o que no caso de motoristas que passam uma boa parcela de tempo dentro de veículos afeta seu bem estar e qualidade de vida.

Portanto na próxima reforma do interior de seu veículo fique atento ao estado do apoio para cabeça em todos os bancos do mesmo, assim adotará uma postura inteligente que irá proteger a sua saúde e daqueles que circulam com você.

Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: JB Revestimentos | www.jbrevestimentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.